Doutor, tenho 16 anos, a minha namorada também. A gente fez sem preservativo, mas não foi uma relação completa. Eu ficava entrando e saindo, e a gente acabou mais nas preliminares. Só ejaculei muito tempo depois da relação. Só que eu li no Google que tem um tal de líquido pré-ejaculatório, que eu nunca vi aparecer em mim, e que eventualmente pode trazer riscos. Eu devo me preocupar?
Vamos começar com a explicação do que é líquido pré-ejaculatório. São aqueles líquidos que saem pelo pênis antes da ejaculação. Eles são compostos pelos líquidos produzidos pelas glândulas do sistema reprodutor masculino. Alguns homens têm mais, outros têm menos. Alguns homens têm mais líquido quando estão mais excitados.
Você nunca viu porque você talvez não tenha quantidade significativa, mas você já tem sêmen, você já ejaculou – aquele líquido que sai do pênis no momento da ejaculação.
Você contou para gente que brincou com a sua namorada, não ejaculou dentro, portanto o risco de gravidez é muito pequeno. Mas esse método de “coito interrompido”, ou penetrar e não ejacular dentro da vagina, é um método que não é eficaz, a longo prazo, para prevenção de gravidez. Eventualmente você pode falhar no controle e ejacular dentro. Ou, se vocês tiverem mais de uma relação no mesmo dia pode ter sobrado um pouco de sêmen no canal da uretra e, com os movimentos da relação seguinte, ele pode entrar dentro da vagina.
Portanto, eu recomendo que vocês procurem um ginecologista para pensar num método que funcione melhor para vocês.
@jairobouer "Tem risco?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr