Seguidor conta que sofreu abuso na infância e desenvolveu ansiedade e anorgasmia
Dr. Jairo Bouer Publicado em 12/04/2023, às 18h00
Sofri abuso de uma babá aos 5 anos de idade e desenvolvi problemas com uma ansiedade social, depressão e anorgasmia. A dificuldade de ter um orgasmo gera frustrações em mim e nas minhas parceiras. Como resolver?
Você nos conta uma situação bastante complexa. Toda forma de abuso tem o potencial de provocar um impacto muito grande na nossa saúde emocional, na saúde mental, e na nossa sexualidade. O que você relata pode ter uma relação direta com essa experiência traumática que você vivenciou aos 5 anos de idade.
A partir dessa experiência, você desenvolver um quadro de ansiedade social, ou seja, insegurança de se expor em público, sintomas de depressão e uma dificuldade muito grande de chegar ao orgasmo, o ápice do prazer.
O prazer faz parte da nossa resposta sexual e é uma das últimas etapas. Depois do ápice desse prazer, ou seja, o orgasmo, a pessoa tem um período refratário. Você tem dificuldade de chegar ao orgasmo possivelmente por ansiedade, por alguma questão emocional que está interferindo nessa resposta sexual.
Se você percebe que existe uma relação entre essa dificuldade e o evento traumático que ocorreu na infância, seria muito importante que você procurasse algum tipo de ajuda para lidar melhor com essa situação, aprender, de alguma forma, a manejar melhor essa ansiedade e, por tabela, melhorar sua resposta sexual e também sua saúde mental.
Nessas situações, a ajuda pode ser multiprofissional, então é possível que você precise de um psicólogo e de um psiquiatra, que, juntos, consigam encontrar a melhor abordagem para a sua situação.
Dá para melhorar, dá para voltar a ter orgasmo e reduzir a sua frustração, para, com isso, melhorar os seus relacionamentos afetivos e sexuais. A primeira barreira a ser vencida é chegar aos profissionais de saúde para que eles possam te ajudar da melhor forma. Boa sorte!
7 dicas para driblar a "ansiedade de desempenho" na hora do sexo
Ansiedade: veja como ela pode afetar a sua vida sexual
Abuso emocional: você sabe reconhecer os sinais?
Estresse pós-traumático após abuso sexual diminui com o tempo