Leitor questiona se é comum manter esse hábito mesmo estando em um relacionamento estável
Redação Publicado em 03/05/2021, às 14h38
Doutor, é normal um homem casado continuar a se masturbar?
Sim, é normal. Tanto os homens como as mulheres casadas podem – e devem – continuar realizando a masturbação sem nenhum problema.
A única questão está se a pessoa ficar apenas na masturbação e acabar deixando a parceira ou parceiro “na mão”. Ser casado não é impeditivo para se masturbar, porém é importante não esquecer do outro.
A masturbação é um processo natural que pode fazer parte do cotidiano de muitos homens casados, mas isso não significa que o marido não tenha mais interesse na parceira, só que está buscando outras formas de obter prazer.
Muitas mulheres casadas também se masturbam. É um momento de fantasia, de elas ficarem com elas mesmas e conhecerem melhor o próprio corpo. Caso essa prática atrapalhe o relacionamento e a pessoa passe a não dar a devida importância para a relação sexual do casal, aí sim pode gerar um conflito.
Vale lembrar que a diminuição das relações sexuais é comum em relacionamentos longos. Muitos casais que estão juntos há muito tempo contam que, depois de anos de convivência, a frequência da vida sexual cai e masturbação pode aparecer como uma das alternativas.
Por isso, é importante procurar ter criatividade, pensar em outras possibilidades e testar novidades na hora do sexo. Em situações como essa – e em qualquer outra questão que venha acontecer na relação de um casal – o ideal é conversar com o parceiro ou parceira para que possam avaliar melhor o relacionamento e manter uma frequência que seja interessante para ambos. Além disso, não pode se acomodar. Fazer um investimento é legal para ter um retorno maior.
Fazer atividade física depois da masturbação é perigoso?
Síndrome do aperto mortal: quando a masturbação pode prejudicar
Fiuk diz que não se masturbou no reality; faz mal ficar muito tempo sem isso?
Exercício para vagina? Saiba por que Maitê Proença faz bem em indicar