É possível continuar fértil após a vasectomia?

O procedimento consiste na interrupção da via que leva os espermatozoides até o pênis

Redação Publicado em 15/04/2021, às 16h11

A vasectomia pode melhorar a vida sexual já que os homens se preocupam menos com a gravidez - Freepik

Doutor, existe a possibilidade de o homem fazer a vasectomia e ainda continuar fértil?

Na verdade, o que acontece é que alguns espermatozoides podem sobreviver nos canais responsáveis por conduzi-los dos testículos ao pênis. Até três meses após o procedimento cirúrgico, ainda é possível que eles saiam durante a ejaculação, aumentando as chances de uma gravidez. 

Entretanto, esses espermatozoides não foram produzidos nos testículos após a vasectomia e “pularam” até o pênis - afinal, as vias que os levavam foram interrompidas - eles apenas sobraram no meio do caminho.  

Portanto, como forma de segurança, é importante procurar saber se o esperma contém ou não espermatozoides para que o homem possa ter relações sexuais sem risco de gravidez

Vale lembrar que a vasectomia é um procedimento simples e rápido – dura cerca de 20 minutos e não exige internação -  e consiste em cortar e obstruir os canais deferentes, fazendo com que deixe de haver espermatozoides no líquido ejaculado.

Vasectomia afeta o rendimento no sexo?

A vasectomia é considerada um método definitivo, embora seja reversível em certos casos. Alguns estudos indicam que os homens tendem a ficar menos preocupados com uma gravidez indesejada após o procedimento, podendo até melhorar a vida sexual.

Além disso, não procede a informação de que a vasectomia poderia diminuir o volume de esperma e não altera a função dos testículos. Eles continuam produzindo espermatozoides e hormônios após o procedimento.

É importante ressaltar ainda que os níveis de testosterona variam muito, então uma taxa que é considerada baixa para um homem pode não ser para outro. Seria preciso acompanhar os níveis hormonais ao longo da vida para saber se realmente houve alguma alteração importante.

sexo vasectomia espermatozoides

Leia também

Falta de sexo faz mal à saúde?


Qual é o tempo de vida de um espermatozoide?


Belle tenta convencer Thiago Silva a fazer vasectomia; veja mitos sobre o assunto


Homens fazem mais sexo depois da vasectomia, segundo estudo