Doutor Jairo
Assista » Curiosidade

É verdade que o pênis do brasileiro é o vigésimo em tamanho?

Segundo pesquisa recente, o tamanho médio do pênis em ereção seria de 15,7 cm - iStock
Segundo pesquisa recente, o tamanho médio do pênis em ereção seria de 15,7 cm - iStock

Doutor, é verdade que o tamanho médio do pênis do brasileiro é só o vigésimo do mundo? Que decepção...

Não precisa ficar decepcionado. Primeiro, é verdade, sim, de acordo com uma pesquisa publicada recentemente, o tamanho médio do pênis em ereção do homem brasileiro ocupa a 20ª posição no mundo. Segundo essa pesquisa, nossa média seria de 15,7 cm.

A média mundial estaria entre 12,9 e 13,9 cm, o que é mais ou menos o tamanho de uma caneta esferográfica. De acordo com essa pesquisa, a gente já estaria acima dessa média, embora outros trabalhos anteriores tenham mostrado para a gente que a média do brasileiro é de 13,5 cm, o que estaria dentro dessa média.

Segundo ponto importante de se destacar é que essas pesquisas, de maneira geral, são muito pouco confiáveis, porque dificilmente as medidas são feitas em laboratório, sob controle, utilizando-se uma metodologia única para todo mundo. Então cada um mede de um jeito e conta da forma que quiser. Em uma cultura machista que valoriza o tamanho do pênis, que associa esse tamanho a maior virilidade, sucesso ou desempenho sexual (o que é uma grande bobagem), as pessoas tendem a contar vantagem em relação ao tamanho do membro.

Primeiro, não acredite 100% nessas pesquisas que  mostram medidas. Se a gente considerar essa pesquisa verdadeira a gente está no lucro, pois estamos acima da média, e, por último, lembrar que o tamanho é só um detalhe. Os homens estão muito mais preocupados com essa questão do que as mulheres. Diante das possibilidades tão amplas no momento de intimidade com alguém, o tamanho é um mero detalhe.

Este conteúdo é uma parceria com BNews

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr