Maconha aumenta o desejo sexual?
A resposta é depende. Algumas pessoas contam para gente que o uso de determinadas substâncias, como a maconha, pode até aumentar o desejo sexual. A pessoa ficaria mais sensível ao toque, ao estímulo – isso é narrado por uma série de pessoas.
Já outras pessoas contam para gente que não, que fumar maconha deixa a pessoa mais desanimada, mais para baixo, com mais preguiça, com menos desejo sexual.
A mesma pessoa pode ter respostas diferentes às drogas, ou à maconha, especificamente, dependendo do momento em que ela está. Ou seja, a maconha, em alguns dias, pode aumentar o desejo sexual dessa pessoa, e em outros dias pode piorar ou comprometer esse desejo sexual.
Vai depender também do tipo da maconha. A gente sabe que hoje existe uma variedade muito grande, e as concentrações dos diferentes compostos, como THC e canabidiol, variam de uma maconha para outra, e isso também pode ter interferência nessa questão do desejo.
É preciso lembrar uma coisa importante: de uma maneira geral, a maconha tem um efeito de retardo na ejaculação. Alguns homens demoram muito mais para ejacular, ou nem conseguem, por conta do efeito anticolinérgico.
Este conteúdo é uma parceria com o JC.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr