Dr. Jairo Bouer Publicado em 07/01/2021, às 14h21
Será que uma pessoa que passa pela reposição de testosterona corre o risco de ter ejaculação precoce?
Primeiro, é necessário saber se, de fato, o homem precisa fazer reposição de testosterona, porque essa é uma indicação para casos muito específicos. Normalmente, é recomendada para pessoas que têm uma queda da produção ou liberação desse hormônio. Também vale ressaltar que a reposição deve ser supervisionada pelo médico, já que testosterena pode ter efeitos colaterais.
Mas, supondo que realmente haja necessidade da reposição, não há uma relação entre a reposição e a ejaculação precoce. Na verdade, a principal causa para isso é a ansiedade. O nervoso e o estresse interferem no desempenho sexual e o homem acaba ejaculando rápido demais.
O ideal, para solucionar a questão, é procurar meios de relaxar e diminuir essa ansiedade em relação ao sexo. Se não conseguir por conta própria, um terapeuta pode ajudar. Em casos mais extremos de ejaculação precoce um médico pode considerar a prescrição de um medicamento que ajude no controle.
Além da ejaculação precoce, a ansiedade pode causar o efeito contrário e fazer com que o momento demore mais. Às vezes, quando o homem está ansioso ou inseguro, a ejaculação pode nem chegar a acontecer.
A recomendação é pensar nessa questão da ansiedade, no significado da relação sexual para você, e fazer um check-up com o urologista para saber se está tudo bem com a saúde.