Redação Publicado em 08/06/2021, às 20h30
Doutor, ejaculação precoce tem cura?
Sim, tem cura! A principal causa de ejaculação precoce é a ansiedade, que aparece, na maioria das vezes, por conta de insegurança, falta de experiência ou de intimidade com o parceiro ou com a parceira.
Caso o homem consiga controlar essa ansiedade e contornar tudo isso, é possível ter uma melhora no desempenho sexual e no tempo de ejaculação. Para alguns casos específicos, o médico pode até prescrever medicamentos por um período limitado. Um exemplo são os antidepressivos, que têm um efeito colateral capaz de fazer com que o homem prolongue um pouco mais o tempo até ejacular.
Confira:
Como foi dito, a principal causa de ejaculação precoce é a ansiedade. Se esse for o caso, o que realmente pode fazer diferença é procurar a ajuda de um terapeuta para tentar entender o que tem impulsionado toda essa insegurança e expectativa.
Entretanto, existem algumas técnicas que podem ajudar a criar obstáculos para o prazer e permitir ao homem controlar melhor o tempo de ejaculação. Uma das estratégias é, no meio da relação, dar uma parada e/ou tirar o pênis de dentro da vagina. Ou, se for sexo oral, interromper por algum tempo. Outra ideia é mudar de posição.
Alguns homens fazem uso de géis retardantes e de camisinhas com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande (cabeça do pênis). Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação. Porém, na prática, o efeito é muito modesto, já que a grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo a ansiedade.
Ver essa foto no Instagram