Doutor, fiz sexo com a minha namorada sem camisinha, mas ejaculei fora. Ela toma anticoncepcional todos os dias. Tem risco de engravidar?
Se sua namorada toma anticoncepcional todos os dias, vocês estão protegidos. Quem toma anticoncepcional todo dia não ovula, e sem ovulação não há risco de gravidez. O risco é mínimo. Só se ela deixar de tomar a pílula corretamente, ou deixar de tomar sempre no mesmo horário, aí sim pode haver risco. Mas, de maneira geral, quando o uso é feito corretamente, não há risco.
Além disso, você ejaculou fora. Isso diminui ainda mais as chances de uma gravidez indesejada. Agora, será que você precisava ejacular fora? Se vocês têm uma relação monogâmica, se vocês se cuidam, fazem testes, e ela toma anticoncepcional corretamente, você nem precisaria ter essa preocupação de ejacular dentro ou fora.
Muitos casais que não utilizam nenhum método hormonal acabam recorrendo ao que a gente chama de “métodos naturais”. Isso o que a gente chama de “coito interrompido” ou “ejacular fora”, sem nenhum método complementar, é algo arriscado, porque o homem pode não conseguir se controlar, ou, eventualmente, pode haver escape de alguns espermatozoides para dentro da vagina mesmo antes da ejaculação. Portanto métodos naturais demandam muito controle, muito cuidado, e mesmo assim a chance de falha deles é muito grande.
Isso tem a ver com uma outra dúvida que chegou para nós:
Eu e meu namorado transamos sem camisinha e ele ejaculou dentro quando eu estava menstruada. Meu ciclo é irregular, varia entre 20 e 29 dias. Há alguma chance de eu ter uma gravidez indesejada?
Mais um casal que se baseia em métodos naturais, ou seja, no cálculo do período fértil. A mulher sabe que, durante a menstruação, não há risco de ovular. A ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação. Então se ela estava menstruada, a chance de engravidar é muito pequena. Além disso, o endométrio, o revestimento do útero que está descamando com sangue acaba tornando o ambiente inóspito para os espermatozoides.
Mas, de novo, trata-se de um método natural, baseado só no controle do período menstrual ou fértil. Como você mesma contou, se você tem um ciclo irregular, se basear só nesse método pode não ser tão eficaz para a sua proteção.
Em resumo: métodos naturais exigem muita disciplina, e exigem a combinação de vários deles, de preferência a combinação com o uso de preservativo. Se você quer ter menos trabalho, e um controle melhor sobre seu ciclo, eu recomendaria que você conversasse com seu ginecologista sobre o uso de métodos hormonais.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr