Doutor, não sei se você é a pessoa certa para me ajudar, mas estou com um possível problema. Toda vez que me relaciono com minha namorada, ela diz que sente ardência, fica assada, e demora uma semana para passar. Estamos pensando na pior hipótese, e no caso seria uma doença. Mas, aparentemente, não tem nada de errado comigo ou com meu pênis. Ela colocou o DIU há pouco tempo. Será que pode ser alguma coisa relacionada a isso? Porque pelo que ela lembra, nas nossas relações antes de ela por o DIU isso não estava acontecendo.
Muitas coisas podem estar contribuindo para sua namorada estar sentindo essa ardência na região da vulva ou da vagina. Ou para ela ficar “assada” depois de uma relação sexual.
Talvez vocês tenham tido essas últimas relações com um pouco mais de intensidade, e isso pode estar provocando algum desconforto nela.
Segunda hipótese: eu não sei se vocês usaram camisinha ou não, ou se trocaram a marca de camisinha. Isso eventualmente pode provocar uma alergia na sua parceira. Se vocês usaram algum lubrificante ou algum produto ou apetrecho na hora da relação sexual, isso também pode ter provocado algum processo alérgico.
Talvez ela esteja com uma sensibilidade maior, e isso pode estar provocando essa ardência após a relação.
Mesmo que você não tenha nenhuma IST (infecção sexualmente transmissível), o próprio sexo em si pode provocar uma alteração na flora, das bactérias que estão ali na região da vagina, e isso pode desencadear um quadro de infecção que vai produzir ardência e desconforto, como a candidíase, causada pelo fungo Candida albicans.
Tudo isso pode acontecer. Como são muitas possibilidades, o que eu recomendaria é: se continuar acontecendo, procurar o ginecologista para que ele faça uma avaliação mais completa.
@jairobouer Namorada com problema 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento#relacionamento♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr