Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Ele colocou o dedo e sangrou; isso é normal?

O hímen é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e é considerado uma "marca de virgindade" - iStock
O hímen é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e é considerado uma "marca de virgindade" - iStock

Redação Publicado em 27/07/2022, às 14h30

“Doutor, tenho 16 anos e meu namorado me tocou hoje, só que saiu sangue suficiente para os dedos dele ficarem vermelhos. Ardeu um pouco também. Isso é normal?”

O que pode ter acontecido é que, no momento do toque, os dedos do homem romperam o hímen, provocando o sangramento. Outra possibilidade é que, eventualmente, o dedo machucou um pouco a mucosa da vagina, levando ao sangue e à ardência. 

Se o sangramento persistir, uma boa ideia é procurar avaliação de um ginecologista.

@jairobouer “O que que aconteceu?” 😱#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

O que é hímen?

O hímen é visto como uma “marca de virgindade” muito mais pela sociedade do que pelo ponto de vista biológico em si. Na realidade, ele é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e, na maioria dos casos, não a cobre. Se fosse esse o caso, o hímen impediria que o sangue menstrual e outros tipos de secreção saíssem do corpo.  

Confira:

Sangramento nunca é normal

Existem outras alternativas que podem explicar o problema. Uma delas é a falta de lubrificação e de dilatação, que podem gerar atrito e machucar a parede interna da vagina. 

Neste caso, vale caprichar mais nas preliminares ou investir em lubrificantes à base de água para aumentar a lubrificação. Assim, a vagina vai dilatar mais, lubrificar melhor e terá menor probabilidade de dor e desconforto.

Em outros casos, uma possível explicação para o sangramento é a alergia ao látex do preservativo. A reação ao material pode provocar irritação e, consequentemente, causar sangramento e desconforto. De qualquer forma, o ideal é procurar ajuda médica para investigar o que pode estar acontecendo.

Veja também: