Esfreguei demais minha glande e me machuquei; o que fazer?

Seguidor conta que percebeu uma mancha amarronzada na cabeça do pênis e tem vergonha de ir ao médico

Redação Publicado em 10/02/2022, às 16h30

A gravidade das manchas no pênis depende da sua natureza - iStock

“Doutor, tenho 16 anos e percebi uma mancha meio amarronzada na glande do meu pênis, achei que fosse por má higiene. Lavei o pênis e esfreguei muito com sabão de coco, mas acho que exagerei no sabão e no esfregar. Me machuquei, tô com uma manchinha vermelha que tá doendo, mas tenho vergonha de ir ao médico. Eu preciso ir ao médico?”

Apresentar uma mancha na glande – também conhecida como cabeça do pênis – realmente pode acontecer. Algumas pessoas têm manchas de nascença, outras podem adquirir uma ao longo do seu desenvolvimento e ainda tem aquelas que podem ser algum tipo de infecção. 

Nesse caso, o machucado surgiu ao esfregar demais a glande, que é uma parte do corpo bastante sensível. Além disso, o ideal é utilizar um sabão mais neutro em vez do de coco para fazer a higiene. 

Vale lembrar que é importante realizar a limpeza da cabeça do pênis sempre com muita delicadeza e cuidado, tirar bem o prepúcio e lavar com bastante água. 

Machucados como esse devem desaparecer em dois ou três dias. Caso isso não ocorra, ele continuar incomodando, causando dor ou se as manchas se transformarem em algo que foge do padrão, é válido procurar a ajuda médica (dermatologista ou urologista) para fazer uma avaliação. 

Ter manchas no pênis é perigoso?

Existem diversas razões que podem levar ao aparecimento de manchas no pênis, com variados graus de gravidadeTudo depende muito da natureza delas, ou seja, se são claras, escuras, se têm ou não descamação e se elas estão acompanhadas de algum outro tipo de lesão. 

Confira:

Por essas e outras razões que, no caso do surgimento de manchas ou lesões no pênis (ou na vagina) de uma hora para outra, é fundamental procurar um especialista para fazer uma avaliação correta.

No caso das mulheres, o mais aconselhável é buscar ajuda de ginecologistas e, para os homens, o ideal é consultar urologistas ou dermatologistas. 

Assim, a pele será avaliada e também serão colhidos exames para que se possa decidir o melhor tratamento. Manchas na região do pênis podem ser desde uma simples alergia, micose ou, até mesmo, uma infecção sexualmente transmissível (IST). Por isso é importante procurar ajuda de um especialista.  

Por que a glande é tão sensível?

A glande nada mais é do que a cabeça do pênis e, na maior parte dos homens, ela fica permanentemente – ou quase sempre – recoberta pelo prepúcio, uma pele que envolve a glande e tem a função de protegê-la. 

Porém, como a glande é composta por uma mucosa, isto é, um tecido mais sensível que reveste outras regiões do corpo, como a boca, a vagina e o ânus, e não é exteriorizada com muita frequência, ela pode acabar desenvolvendo uma grande sensibilidade.  

Quando isso acontece, só de encostar, esbarrar na camisinha ou na mão na hora da masturbação ou, ainda, entrar em contato com a boca, pode provocar um desconforto, dor ou sensação estranha que pode até comprometer a qualidade do contato sexual.

Veja também:

pênis glande tira dúvidas manchas

Leia também

Câncer de pênis: saiba quais os principais fatores de risco


É normal ter secreção no pênis?


Manchinhas na glande podem ser vitiligo?


É possível ter alergia na cabeça do pênis?