Estou cheio de espinhas! A culpa é do chocolate?

Muita gente associa a acne ao consumo desse alimento; entenda se há relação

Dr. Jairo Bouer Publicado em 09/05/2024, às 14h00

A origem da acne tem a ver com alterações hormonais - iStock

Doutor, estou cheio de espinhas! É verdade que pode ser por causa do chocolate?

Na verdade, as espinhas (ou acne, que é o nome mais científico) tem a ver com as mudanças hormonais que acontecem em algumas fases da vida.

Na adolescência, na puberdade, temos um aumento da liberação dos nossos hormônios sexuais. Esses hormônios agem sobre as glândulas que produzem gordura na pele e, em alguns casos, isso pode levar ao aparecimento de espinhas.

A acne, ou as espinhas, tem muito mais relação com o desenvolvimento físico, e com essas alterações hormonais, do que com a alimentação.

Agora, o que os dermatologistas costumam dizer é que, se você percebe que determinado tipo de alimento aumenta as espinhas, talvez seja boa ideia moderar no consumo desses itens. Isso é mais comum acontecer com alimentos mais gordurosos, como chocolate, amendoim etc.

De qualquer forma, os alimentos não são a causa principal do problema, e sim as alterações hormonais. Se você estiver com muita acne, minha recomendação é procurar o médico dermatologista, que vai passar os tratamentos mais indicados para melhorar a saúde da sua pele e, com isso, diminuir o aparecimento de espinhas.

acne pele dermatologia espinhas

Leia também

Por que algumas pessoas adoram vídeos de estourar espinhas?


7 coisas que você deve saber sobre proteção solar


Chocolate e masturbação pioram a acne? Veja o que é mito ou verdade


"Bumbum care": saiba como evitar acne, foliculite e cicatrizes