Doutor Jairo
Assista » Saúde íntima

Estou com bolinhas você sabe onde: o que pode ser?

Certas infecções podem surgir mesmo em quem não teve relações sexuais - iStock
Certas infecções podem surgir mesmo em quem não teve relações sexuais - iStock

Doutor, essa semana saíram umas bolinhas no meu pênis. Parece um inchaço, mas não dói, nem coça, só a pele que está um pouco elevada e, às vezes, sinto bastante coceira na glande também.

Como você está apresentando coceira na glande (cabeça do pênis), alterações na pele que não estavam aí, isso pode sinalizar, eventualmente, uma infecção que chamamos de balanopostite.

Essa inflamação na glande é normalmente provocada por um fungo, a Candida albicans, que existe no nosso organismo, e que pode ganhar força e se manifestar em algumas situações, como quando há queda de imunidade.

Então, se está incomodando, se a glande está avermelhada, com incômodo ou coceira, seria importante você procurar o médico para tratar o problema.

Isso pode acontecer mesmo em quem nunca fez sexo? Sim, eventualmente pode acontecer em quem nunca fez sexo, já que esse fungo, como eu expliquei acima, habita a nossa pele e, às vezes, pode ganhar força e produzir uma infecção.

@jairobouer "Vocês sabem onde!" 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento♬ som original - jairobouer

O que pode provocar "bolinhas" lá embaixo?

As lesões elevadas do pênis, conhecidas como ‘bolinhas’ podem ter várias origens, desde condições benignas da pele, condições infeciosas e até mesmo o câncer de pênis. Veja algumas possibilidades:

Pápulas penianas peroladas – antes referidas como “glândulas de Tyson”, essas saliências branco-peroladas medem entre um e quatro milímetros, e costumam se formar em fileira, geralmente na glande (cabeça do pênis). Elas são benignas, por isso não é preciso se preocupar com elas.

Grânulos de Fordyce – são glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de material oleoso, o sebo, que serve para lubrificar e impermeabilizar a pele. São benignas e comumente encontradas na bolsa escrotal (saco) e na base do pênis, podendo ser bem identificadas quando se estica a pele.

Linfoceles – apresentam-se como uma estrutura semelhante a um cordão palpável, estão associados a atrito e aumento da atividade sexual.

Molusco contagioso – é uma lesão causada por vírus, que pode ser transmitida por contato sexual, e pode ser múltipla.

Lesões verrucosas causadas pelo HPV – as chamadas verrugas genitais são geralmente lesões irregulares e ásperas. O HPV é transmitidas pelo contato íntimo ou sexual.

Lesões hepérticas – uma das fases das lesões do herpes é a formação de pequenas bolinhas de conteúdo líquido que, ao estourar, dão origem a uma ferida.

Sarna ou escabiose – causada por um parasita, apresenta-se como nódulos rosados ​​que coçam intensamente.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr