Estou com medo de voltar às aulas presenciais; o que fazer?

Seguidor conta que nunca foi bom de interações sociais e que, após a pandemia, isso piorou

Redação Publicado em 28/01/2022, às 15h35

Muitas pessoas têm um medo tão grande de se exporem na frente dos outros que acabam passando mal - iStock

“Doutor, estou com medo de voltar a assistir aulas na universidade depois de quase dois anos em casa. Nunca fui presencial, fiz quatro semestres à distância. Nunca fui bom de contatos sociais e agora acho que estou pior, pensando em desistir e fazer o curso 100% à distância. O que você recomenda?”

A primeira recomendação é: não desista das aulas presenciais antes de ter essa experiência! Realmente, algumas pessoas apresentam uma dificuldade maior de contato social, são muito tímidas e envergonhadas. Há ainda aquelas que têm uma espécie de fobia social, ou seja, um medo tão grande de se expor na frente dos outros que acabam passando mal. 

Para as pessoas que enfrentam essa dificuldade de interação, o contato social é um treino muito importante para poder desenvolver essa capacidade. Por essa e outras razões, é tão válido fazer as aulas presenciais, para que o indivíduo possa se expor um pouco, vencer essa timidez, caprichar nas interações sociais e desenvolver essa habilidade.

Saiba, aqui, um pouco mais sobre a ansiedade social

Além disso, de uma maneira geral, os cursos presenciais são muito mais ricos em experiências cotidianas do que os à distância. Assim, se a pessoa puder frequentar o presencial, a quantidade de vivências acumuladas durante esse período é muito significativa. 

Confira:

A pandemia trouxe uma proteção

As pessoas mais tímidas, envergonhadas e com uma dificuldade maior do contato social, devido à chegada da pandemia ficaram um pouco mais protegidas e não precisaram ter tantas interações. Com isso, muitas vezes, elas acabaram se acomodando nessa posição. 

Mas será que não vale enfrentar esse retorno às aulas presenciais, obviamente com todos os cuidados possíveis? O indivíduo pode voltar a frequentar a sala de aula e, aos poucos, começar a interagir com as pessoas. 

Tudo isso pode ser um exercício muito importante para a sua vida, não só do ponto de vista da formação profissional, mas também do ponto de vista pessoal, de enriquecimento das experiências e possibilidades.

ansiedade social timidez ensino à distância

Leia também

Ensino a distância aumentou horas de sono de jovens, diz pesquisa


Quem tem dislexia sofre com ensino remoto; entenda o distúrbio


Pandemia faz 40% dos alunos do ensino básico pensarem em desistir


Existe tratamento para a tensão ao se expor em espaços públicos?