Estou com muita coceira nas minhas partes íntimas; o que fazer?

Seguidor conta que tem fimose e está cheio de bolhinhas no pênis e nos testículos

Redação Publicado em 06/07/2022, às 18h00

Micose na virilha é uma causa comum de coceira na região; se não tratada logo, pode atingir outras áreas - iStock

“Doutor, estou com uma coceira absurda nas partes íntimas. Tenho fimose, mas sempre mantenho a higiene adequada. Estou cheio de pequenos 'carocinhos' no pênis e nos testículos. O que pode ser?”

Mesmo fazendo a higienização adequada do pênis em caso de fimose, em que a higiene é mais difícil e exige mais cuidado, e secando bem a região após o banho, o homem pode ter um acúmulo de umidade.

Isso pode favorecer o aparecimento de micose, infecção por fungos, provocando coceira, descamação e esses “carocinhos” no pênis e nos testículos. Caso não melhore, o ideal é procurar uma avaliação médica para fazer o tratamento correto.

Como é feito o tratamento?

Quando a lesão é pequena, somente o tratamento tópico com cremes ou loções cremosas antifúngicas já pode ser suficiente. Medicamentos que contenham isoconazol, fenticonazol, ciclopirox, econazol e clotrimazol são bastante utilizados e eficazes.

Porém, nos casos extensos, com muitas lesões, o tratamento via oral é indicado associado ao tratamento tópico. As principais drogas utilizadas são o itraconazol, a terbinafina, a griseofulvina e o fluconazol. Entretanto, essas medicações nunca devem ser utilizadas por conta própria, sem acompanhamento médico.

Medidas de higiene também são fundamentais e devem ser seguidas à risca para a cura completa. Isso inclui:

Confira:

Quando a cirurgia de fimose é necessária?

Em um cenário normal, o orifício do prepúcio – pele que reveste a glande – permite que a cabeça do pênis entre e saia sem grandes problemas. Porém, quando existe uma espécie de anel fibroso dificultando essa exteriorização, a situação ganha o nome de fimose.

No geral, ela é caracterizada como o excesso de pele que recobre o pênis, dificultando a exposição da glande. Essa é uma condição comum em grande parte dos meninos e que tende a desaparecer por volta dos três ou quatro anos de idade. Quando isso não acontece e os medicamentos e os exercícios não funcionam, o médico entra em cena. 

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

Veja também:

fimose coceira tira dúvidas micose

Leia também

Micose e outros problemas de pele na virilha e região genital do homem


Coceira no corpo: o que pode ser?


É possível fazer sexo mesmo tendo fimose?


Meu filho operou fimose e não consegue se masturbar. O que fazer?