Estou exausta de precisar trabalhar on-line; o que fazer?

Seguidora conta que não aguenta mais ter de ficar o dia todo disponível para resolver questões de trabalho

Redação Publicado em 02/08/2022, às 21h00

O estresse crônico provocado pela fadiga de disponibilidade pode levar a outros problemas de saúde mental - Arte

“Doutor, eu me sinto esgotada por ter de passar o dia todo on-line, resolvendo questões de trabalho. Preferia os tempos de escritório. O que eu faço?”

Essa situação é bastante comum nos dias de hoje e até existe um nome para essa sensação: fadiga de disponibilidade. A pessoa fica cansada de precisar estar disponível para responder às demandas que não param de chegar a todo o momento.

Com as redes sociais e com os smartphones ficou muito difícil de se "desligar" do mundo e parece que somos obrigados a responder a mensagens e a e-mails a qualquer hora do dia. Inclusive, temos até medo dos outros ficarem ressentidos se demoramos demais para dar um retorno.  

Essa necessidade de estar disponível o tempo todo, além das outras tarefas que costumam causar cansaço porque exigem concentração, leva à exaustão mental e à sensação de que nunca iremos dar "conta do recado”.

Essa situação crônica pode nos expor ao estresse diário, contribuindo para questões como transtorno de ansiedade, sintomas depressivos, burnout, entre outros. 

Por isso, é muito importante repensar as nossas relações com o celular, com a carga de trabalho e com o quanto nos sentimos disponíveis o tempo inteiro para fazer interrupções na rotina diária.

Confira:

O que fazer?

Uma dica interessante que pode ajudar a diminuir a “fadiga da disponibilidade” é procurar responder a mensagens de três a quatro vezes ao longo do dia; em vez de ficar checando o celular a cada minuto, o ideal é reservar períodos do dia para fazer isso e o resto do tempo focar e concentrar. 

Além disso, vale elencar quais são as prioridades do dia e saber ouvir o próprio corpo. Então, se a pessoa começa a sentir taquicardia, sudorese, azia, dores de cabeça muito frequentes, por exemplo, esses sinais podem indicar que o estresse está tomando conta e que é necessário “colocar o pé no freio”. 

Irritabilidade, falta de concentração e alterações de humor também podem sinalizar um cansaço mental, mostrando que precisamos nos cuidar e aprender a lidar melhor com essas novas condições de trabalho, especialmente em tempos de total conexão devido à tecnologia. 

Se a pessoa não resolver essa questão, pode haver dificuldades no sono, problemas alimentares ou de saúde mais graves, bem como outros transtornos mentais. Caso seja difícil fazer isso só, uma boa ideia é procurar ajuda de um profissional de saúde mental.

cansaço tira dúvidas fadiga da disponibilidade

Leia também

Vai pegar estrada? É melhor adiar o passeio se estiver com cansaço


Por que o exercício físico ajuda a aumentar a nossa energia?


Cansaço mental não é frescura: veja dicas para lidar com isso


Colapso físico e mental do trabalhador: a tragédia dentro da tragédia