Estou sentindo um cheiro ruim na "ppk"; o que fazer?

Seguidora conta que nunca teve relações sexuais e já tentou passar diferentes produtos

Redação Publicado em 15/03/2023, às 16h00

Quando há uma infecção vaginal, usar certos produtos pode apenas mascarar o problema - iStock

Doutor, estou sentindo um cheiro muito ruim na minha “ppk” e estou pensando que é alguma infecção. Tenho 14 anos, nunca tive relação sexual e nunca senti esse cheiro antes. Estou passando um monte de coisa para ver se melhora o cheiro, mas não melhora. Tomo um banho só por dia e tenho preguiça de tomar mais do que isso. Será que uma coisa tem a ver com a outra?

Em primeiro lugar, é bom lembrar que uma garota pode ter, sim, uma infecção vaginal mesmo sem nunca ter feito sexo. Há uma série de micro-organismos no nosso corpo que podem ganhar força em algumas situações e produzir uma infecção, ou um corrimento, que, em alguns casos, pode ter um odor muito forte e desagradável.

Se isso está te incomodando, é preciso que você procure um ginecologista para fazer uma avaliação, pesquisar o agente por trás da infecção e utilizar o remédio correto. Não adianta passar diferentes produtos na vagina ou na vulva, pois isso não vai resolver a questão. Determinados produtos podem até mascarar o mau cheiro, ou às vezes nem isso, sem resolver o problema, o que vai apenas adiar o tratamento correto. 

Banho é recomendável tomar pelo menos uma vez ao dia e, nos dias muito quentes, até mais de um. No verão, às vezes as meninas ficam na praia, de biquíni o dia inteiro, e isso pode aumentar a umidade na região da vagina, o que facilita o aparecimento de infecções.

Agora, é bom tomar cuidado com aquilo que você passa em volta ou dentro da vagina. Existem produtos específicos para essa região e, na hora do banho, um sabão neutro e água corrente, em geral, dão conta do recado. Mas, no seu caso, é importante procurar o médico para resolver o problema o mais rápido possível.

infecção vagina saúde íntima cheiro

Leia também

Probióticos podem reduzir o risco de infecção vaginal


Após sexo oral, namorado beija e ela sente ‘gosto ruim’; o que fazer?


Chega de mau cheiro: dermatologista explica como evitar o "cecê"


Corrimentos vaginais: o que eles significam?