Redação Publicado em 26/05/2022, às 18h00
“Doutor, estou viciado em masturbação e queria parar com isso para sempre. Porém, tenho uma meta e nunca consigo cumpri-la. Tem alguma dica?”
Uma boa alternativa para essa situação é pensar em uma meta possível de realizar. Ou seja, em vez de pensar “vou parar para sempre”, que tal pensar "vou diminuir um pouco”?
O ideal é começar com objetivos pequenos como: “vou me masturbar uma vez por semana” ou “vou reduzir a masturbação para uma vez por dia”. Aos poucos o homem vai ajustando de acordo com as suas percepções. É muito mais factível e tranquilo diminuir o “vício” da masturbação do que traçar uma meta inatingível e se frustrar depois.
@jairobouer “QUERO PARAR COM ISSO PRA SEMPRE!” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer
Confira:
Não existe um número exato, uma regra, como: “posso me masturbar até três ou quatro vezes por dia”. O que existem são variações individuais, ou seja, algumas pessoas se masturbam mais, outras menos.
O importante é o indivíduo saber qual o seu nível adequado, em que ele não se sinta cansado, não se machuque e não deixe de fazer outras coisas por conta da masturbação.
Além disso, a frequência da masturbação pode mudar ao longo da vida e depender da fase pela qual a pessoa está passando.
Podemos falar que alguém tem uma dependência ou compulsão quando perde o controle sobre determinado comportamento.
Muita gente consome pornografia com frequência, por exemplo, ao se masturbar. Mas quando o comportamento começa a ocupar um espaço muito grande na vida da pessoa, a ponto de atrapalhar o trabalho, o estudo e os relacionamentos, aí sim podemos falar que existe um problema.
Veja também: