Doutor, estou grávida, fiz ultrassom e a médica me disse que era uma menina. Fiz chá de revelação e publiquei no Instagram. Daí, desconfiada, um dia depois fiz outro exame e deu para ver o pipi do bebê; é menino. Pode dar erro assim?
Olha, pode dar erro, sim. Esse exame é recomendado a partir da 12ª ou 13ª semana de gestação e, eventualmente, ele pode errar. Em cerca de 15 a 20% das vezes ele pode trazer um resultado que não condiz com a realidade. E isso acontece exatamente da forma que você contou: é mais comum achar que é menina e, na verdade, é um menino.
Ainda bem que você fez outro exame e que deu tudo certo, agora você resolveu a sua desconfiança. Existe também o exame de sexagem fetal que é feito através da pesquisa das células do feto no sangue da mãe. Nesse caso você tem uma chance de um diagnóstico mais preciso, que esbarra em 98 ou 99%.
Mas superado o susto inicial, tenha um bom resto de gravidez e parabéns pelo seu filho!
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr