Doutor Jairo
Assista » Diagnóstico

Exame de ultrassom na gravidez pode dar erro?

Ao fazer ultrassom, ela ouviu da médica que o feto era menina - iStock
Ao fazer ultrassom, ela ouviu da médica que o feto era menina - iStock

Doutor, estou grávida, fiz ultrassom e a médica me disse que era uma menina. Fiz chá de revelação e publiquei no Instagram. Daí, desconfiada, um dia depois fiz outro exame e deu para ver o pipi do bebê; é menino. Pode dar erro assim?

Olha, pode dar erro, sim. Esse exame é recomendado a partir da 12ª ou 13ª semana de gestação e, eventualmente, ele pode errar. Em cerca de 15 a 20% das vezes ele pode trazer um resultado que não condiz com a realidade. E isso acontece exatamente da forma que você contou: é mais comum achar que é menina e, na verdade, é um menino.

Ainda bem que você fez outro exame e que deu tudo certo, agora você resolveu a sua desconfiança. Existe também o exame de sexagem fetal que é feito através da pesquisa das células do feto no sangue da mãe. Nesse caso você tem uma chance de um diagnóstico mais preciso, que esbarra em 98 ou 99%.

Mas superado o susto inicial, tenha um bom resto de gravidez e parabéns pelo seu filho!

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr