Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Existe uma dose de vinho adequada para o fim de semana?

A tolerância à bebida alcoólica é individual e, por isso, é importante conhecer seus próprios limites - iStock
A tolerância à bebida alcoólica é individual e, por isso, é importante conhecer seus próprios limites - iStock

Redação Publicado em 18/12/2021, às 15h00

“Doutor, há uma dose de vinho adequada para um final de semana?”

Existe uma coisa chamada “dose padrão”, que é uma equivalência entre os diferentes tipos de bebida. Uma latinha de cerveja (330 ml) tem, mais ou menos, a mesma quantidade de álcool que uma taça de vinho (120 ml) que, por sua vez, tem a mesma quantidade de álcool que uma dose de 30 a 40 ml de destilado. 

Segundo a Organização da Saúde (OMS), em uma única ocasião, os homens podem beber até  quatro doses e as mulheres até três doses seguidas. Se consumir mais do que essa quantidade, a pessoa está fazendo um abuso, o que chamamos de “binge drinking”, que é beber muito álcool em um curto intervalo de tempo. 

Apesar disso, o ideal é que, se possível, a pessoa beba uma dose em cada ocasião. Assim, tomar uma taça de vinho já é o suficiente e considerado um consumo moderado.

Vale lembrar que a cada dose padrão o nosso organismo leva, em média, uma hora para metabolizar, ou seja, limpar o álcool do organismo.

Assim, se um indivíduo bebe três ou quatro doses em apenas uma hora, ele ainda estará sob os efeitos da bebida por mais quatro ou cinco horas. É importante lembrar:

  • Não existe uma quantidade ideal de álcool ou que seja considerada 100% segura para todo mundo; 
  • Os limites são individuais e podem ser diferentes ao longo da vida. Fatores como peso, gênero, quantidade total de álcool ingerida e condições emocionais podem interferir na tolerância à bebida alcoólica.

Confira:

Cuidados antes de beber

Para evitar problemas e fazer um consumo consciente, conheça alguns cuidados importantes:

1. Planeje e estabeleça um limite

Especialistas recomendam, no máximo, três doses por ocasião para mulheres e quatro para homens. Mas, mesmo isso pode ser uma quantidade muito alta para determinados indivíduos. Portanto, é importante que cada um conheça seu limite e se planeje.

2. Intercale com outras bebidas não alcoólicas

Durante o consumo de álcool, é fundamental intercalar com a ingestão de outros líquidos não alcoólicos, como água e sucos. Lembrando que o álcool desidrata o organismo e é muito importante repor esse líquido perdido.   

3. Alimente-se

Não deixe de comer e nunca beba de estômago vazio. É importante fazer uma refeição antes e beliscar algo quando você estiver consumindo álcool. 

4. Preste atenção em si

Quando você percebe que está passando do ponto – ficando com sono, a fala está mais arrastada ou está tendo algumas alterações em seu comportamentoé sinal que chegou a hora de interromper o consumo de álcool. 

5. Não se engane com a cafeína

Lembre-se que a cafeína não anula o efeito do álcool. Ela pode até cortar um pouco a sonolência, mas não vai causar sobriedade.

6. Se beber, não dirija

Qualquer dose de álcool pode prejudicar os seus reflexos e colocar você e outras pessoas em situação de risco.

Vale lembrar ainda: nunca beba se você tem menos de 18 anos, está grávida ou fazendo uso de medicamentos, especialmente aqueles que interferem no sistema nervoso central. Divirta-se sempre com cuidado e com responsabilidade. Caso esteja percebendo dificuldades no controle do seu consumo de álcool, procure ajuda.