Redação Publicado em 05/08/2021, às 19h30
“Doutor, sexo antes do esporte atrapalha o desempenho no exercício?”
Essa é uma pergunta interessante. Existem vários estudos sobre esse assunto e, muitas vezes, os resultados são conflitantes. Entretanto, de uma maneira geral, o que podemos dizer é que ter uma atividade sexual antes de um jogo de vôlei, basquete ou futebol, por exemplo, não atrapalha a performance da pessoa no esporte.
Seja fazer sexo no dia anterior ou ter uma relação sexual de manhã e jogar à tarde, de qualquer maneira esse comportamento, normalmente, não exerce nenhum tipo de impacto negativo no desempenho físico de atletas.
Talvez, quem opta por fazer sexo imediatamente antes de ir praticar algum esporte, principalmente se for uma relação sexual muito intensa, pode sentir cansaço.
Então, em situações como essa, seria bom fazer uma reposição de calorias,alimentar-se bem e separar um tempo para descansar antes de partir para a atividade esportiva, principalmente se for profissional.
Confira:
Essa história de que não pode fazer sexo antes de um grande jogo ou que as pessoas precisam ficar, de alguma forma, concentradas por dias ou semanas sem atividade sexual, está mais relacionada à coesão do grupo para manter o foco do que com o fato de o sexo poder prejudicar a performace.
Outro ponto curioso é que alguns estudos sugerem que ter relações sexuais um pouco antes da atividade esportiva pode, até mesmo, facilitar a liberação de hormônios – como a testosterona – e estes, consequentemente, impactam de maneira positiva o desempenho.
Resumindo, não existe nenhuma evidência de que fazer sexo antes de praticar algum esporte irá prejudicar a performace de atletas.