Os hormônios sintéticos em doses exageradas também podem afetar a produção da testosterona
Redação Publicado em 18/04/2021, às 09h00
Doutor, pessoas que tomam anabolizantes podem apresentar um aumento do desejo sexual por conta do excesso de hormônio. Porém, é preciso seguir um ciclo e há períodos de interrupção para reduzir a carga hormonal. Durante esses momentos sem o anabolizante, o homem pode ter dificuldade de ereção?
Sim, isso pode acontecer.
Grande parte das pessoas que tomam esses hormônios sintéticos - chamados de anabolizantes - busca o aumento da massa muscular e da força, para melhorar o aspecto físico e o desempenho esportivo.
Realmente, o uso dessas substâncias em doses pequenas e bem controladas pode dar um certo estímulo para a atividade sexual. Inclusive, muitas mulheres que estão passando pelo climatério e chegando na menopausa (última menstruação), recorrem a pequenas quantidades de testosterona para aumentar a libido.
Assim, utilizar o hormônio masculino bem dosado pelo médico pode ajudar na função sexual do homem. Entretanto, se o uso dos anabolizantes for mantido durante um longo período, a produção natural de hormônio fica inibida, e "o tiro sai pela culatra".
Além disso, se o homem utilizar o hormônio por muito tempo, existe o risco até de atrofia nos testículos. Em ambos os casos - de inibição ou atrofiamento - a baixa quantidade de testosterona diminui significativamente o desejo sexual masculino.