Fimose: quando saber se a cirurgia é necessária?

Seguidor de 11 anos conta que não consegue colocar a "cabecinha do pênis" para fora

Redação Publicado em 08/09/2022, às 16h00

Entenda como a fimose pode ser prejudicial - iStock

“Tenho 11 anos e a cabecinha do meu pênis ainda não saiu para fora. Vou ter que fazer cirurgia?”

Embora comum, essa pergunta só pode ser respondida por um médico durante uma avaliação. Mas Jairo Bouer explica o que pode estar acontecendo:

O homem tem naturalmente o prepúcio, que é aquela pele que recobre a glande. Em alguns homens, o orifício de saída desse prepúcio é muito estreito, tornando difícil o aparecimento da glande”.

Isso pode ser um problema?

Essa situação pode dificultar a limpeza do pênis, além de trazer dor e desconforto durante a relação sexual e poder facilitar o aparecimento de infecções.

Confira:

Por isso é importante consultar um médico para que ele cheque o nível da fimose e oriente se há necessidade ou não de uma cirurgia. 

Quais os benefícios da cirurgia de fimose?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação; entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

Dá para resolver fimose sem cirurgia?

Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, sim. Existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande. 

Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para uma avaliação e possível cirurgia, que é um procedimento bem simples e rápido. 

Veja a resposta completa:

pênis fimose glande

Leia também

Um terço não gosta da aparência do seu pênis ou da sua vulva, diz estudo


Acho que tenho fimose; como saber se devo tirar ou não?


Meu pênis tem 15 centímetros; como faço para aumentar?


É possível fazer sexo mesmo tendo fimose?