Fiz sexo três vezes no mês, mas sem ejaculação; posso estar grávida?

Seguidora quer saber se há risco de gestação mesmo com todas as relações sexuais sendo feitas com preservativo

Redação Publicado em 02/12/2022, às 18h00

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

“Doutor, fiz sexo no dia 07, no dia 13 e no dia 21, todos foram com camisinha. Não houve ejaculação em nenhum momento. Posso estar grávida?”

Se a menina transou três vezes nesse último mês usando camisinha em todas as relações sexuais desde do começo e, além disso, não houve ejaculação dentro da vagina no momento da penetração, o risco de gravidez é nulo.

Em quais situações o risco existe?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.  

Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez.

Confira: 

Transar várias vezes faz mal à saúde?

A recomendação é que a frequência das relações sexuais seja uma que não atrapalhe a vida e que ninguém se machuque. Afinal, pênis e vagina não são de ferro e fazer sexo várias vezes ao dia, todos os dias, durante um período grande de tempo, pode acabar machucando

E ficar sem sexo?

Antes de responder a essa questão, é importante pensar na qualidade do sexo. Não é porque uma pessoa tem relações todos os dias que está, necessariamente, aproveitando e tendo prazer.

Logo, embora as pesquisas mostrem que a atividade sexual tem um impacto positivo na saúde emocional, na melhora do humor e na saúde física, deve-se destacar que isso só vale para quem realmente aproveita o momento.

Se, ao contrário, a pessoa até faz sexo com regularidade, mas não sente prazer e chega a ficar até angustiada ou insegura com a situação, pode ter o efeito reverso e a saúde emocional e física podem ficar comprometidas.

Veja também:

sexo tira dúvidas risco de gravidez

Leia também

Sexo com camisinha e com coito interrompido: tem risco de gravidez?


Sabrina Sato revela que já dormiu no meio do sexo; isso é normal?


Tenho muito medo de engravidar mesmo sem penetração; e agora?


Precisa usar camisinha no sexo oral? Entenda os riscos