Seguidor fez teste de quarta geração após relação protegida com uma garota de programa
Dr. Jairo Bouer Publicado em 25/11/2023, às 14h00
Em setembro, tive uma relação protegida com uma garota de programa, tanto oral quanto vaginal. Aos 33 dias, fiz teste rápido, quarta geração, e deu negativo. Passou minha preocupação com o HIV, mas vou retestar aos 90 dias. Está certo?
Esses testes de quarta geração são muito potentes, muito modernos. Com 30 dias essa janela imunológica já está vencida. Então há 99% de probabilidade de não ter se infectado com HIV.
Se você quiser refazer esse teste aos 90 dias, tudo bem. Mas esse teste de 30 dias é altamente confiável.
Não! O HIV é o vírus causador da Aids; ele ataca células específicas do sistema imunológico que têm como função proteger o corpo humano de doenças. Diferente de outros vírus, como o da gripe, o organismo não é capaz de combatê-lo.
Aids, por sua vez, é o nome dado à doença provocada pelo HIV. Em um estágio avançado da infecção pelo vírus, o indivíduo pode apresentar diferentes sintomas, infecções oportunistas – como pneumonias e infecções provocadas por fungos e protozoários – e alguns tipos de câncer. Por essa e outras razões o tratamento antirretroviral é tão importante: sem ele, o HIV usa as células de defesa para replicar outros vírus e as destrói, fazendo com que o corpo seja incapaz de combater outras doenças e infecções.
Vale lembrar que ter o HIV não significa que a pessoa desenvolverá Aids, porém, uma vez infectada, o vírus permanece no organismo, ainda que o tratamento seja capaz de mantê-lo indetectável.
PEP: precisa repetir o teste de HIV depois de 6 meses?
Sexo oral ativo, beijo e sexo oral passivo depois: tem risco?
É possível se infectar com o HIV ao usar travesseiro de motel?
Será que peguei uma IST (infecção sexualmente transmissível)?