Seguidor conta que não teve penetração e nem ejaculação, mas quer saber se a parceira pode estar grávida
Redação Publicado em 18/08/2022, às 18h00
“Doutor, tivemos uma relação sexual quatro dias atrás e a minha namorada está sentindo dor abdominal. Porém, não houve penetração e nem ejaculação. Ela pode estar grávida?”
Se o casal não fez a penetração e o homem não ejaculou, não há risco de gravidez. Essa possibilidade só existiria se ele introduzisse os dedos com esperma dentro da vagina dela.
Vale lembrar ainda que dor abdominal pode ter uma série de outras causas: endometriose, infecção urinária, exercício em excesso no abdome ou algo que foi consumido. Caso não melhore nos próximos dias, o ideal é procurar avaliação médica.
Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal.
Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.
Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez.
Nos últimos anos, a endometriose vem sendo caracterizada como “a doença da mulher moderna”. A condição é provocada pela implantação do endométrio – ou seja, o tecido que reveste o útero – fora da cavidade uterina. Com isso, ele pode aparecer e permanecer nas trompas, em cima do ovário, na cavidade abdominal e, até mesmo, em outras partes do corpo, o que provoca muita dor.
Confira:
Na maioria das vezes, a endometriose é uma das principais causas de dor pélvica na mulher e uma das principais – senão a principal – razão para a infertilidade feminina. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma a cada 10 mulheres entre 25 a 35 anos no Brasil sofre de endometriose, uma doença que pode afetar a qualidade de vida da mulher.
Entre os principais sintomas da endometriose estão as cólicas fortes, que podem impedir a mulher de praticar atividades comuns, como trabalho e exercícios físicos, e as dores abdominais frequentes, que também podem ocorrer fora do período menstrual.
Esses sinais podem ser, muitas vezes, mascarados pelo uso contínuo de anticoncepcionais, o que acaba resultando em um diagnóstico tardio.
Além desses, também são comuns:
Veja também:
7 sintomas que podem indicar endometriose e que você não deve ignorar
É normal sentir cólica durante a relação sexual?
Compressa de água quente realmente alivia a cólica?
Fazer xixi depois do sexo impede infecção urinária?