Gosto de ver anúncios de cueca; será que sou gay?

Leitor pergunta se esse hábito pode dizer algo sobre a sua sexualidade

Redação Publicado em 31/05/2021, às 15h00

A sigla HSH é utilizada para abranger todos homens que fazem sexo com homens - Freepik

Doutor, gosto de ver anúncios de cueca para vender. Isso pode indicar alguma coisa? 

Bom, primeiramente, pode indicar apenas que a pessoa gosta de ver esse tipo de anúncio. Se o homem aprecia o que está atrás ou ao redor da cueca já é algo pessoal. Pelos simples fato de ter esse hábito e só com essas informações não é possível saber se o homem é gay, bissexual ou heterosexual. 

Mas o que faz um homem ser gay?

Para os profissionais de saúde, que lidam com epidemiologia ou com saúde pública, a classificação de “homens gays” ou “bissexuais” não é utilizada. Nesse caso, o termo usado é “homens que fazem sexo com homens”, representado pela sigla HSH. 

Ao adotar o termo “HSH”, é aberto um caminho para várias classificações possíveis: homens gays que transam exclusivamente com homens, bissexuais, que mantêm relações sexuais com pessoas do sexo masculino e femino, e aqueles que se consideram heterossexuais, mas que já tiveram ou às vezes vivenciam experiências com outro homem. 

Essa classificação, do ponto de vista da saúde, é muito importante por englobar um grupo amplo, que pode estar se expondo a um determinado tipo de comportamento, risco ou relacionamento.

Confira:

Será que precisa de classificação?

Do ponto de vista individual, por que é tão importante para as pessoas tentar se encaixar em uma classificação? Para muitos, existem apenas três categorias possíveis: 

Heterosexual: mantém relações sexuais apenas com o sexo oposto;

Homossexual: mantém relações sexuais apenas com o mesmo sexo;

Bissexual: mantém relações sexuais com pessoas de ambos os sexos.

Entretanto, há muitos anos os especialistas mostram que a questão das experiências sexuais se assemelha muito mais a um gráfico com várias possibilidades no meio do caminho do que a três caixas distantes e isoladas umas das outras. 

Na verdade, o que existe é uma espécie de gradação. Existe o indivíduo que nunca teve e nem quer ter uma experiência com alguém do mesmo sexo, em outro extremo tem aquele que só teve experiências com pessoas do mesmo sexo - e, no meio do caminho, há os bissexuais. No meio dessas definições há inúmeras alternativas. 

O importante é se sentir bem

O mais importante é como a pessoa se sente. Um homem, por exemplo, pode se classificar como heterosexual e já ter se relacionado no passado ou ter relações ocasionais com outro homem. Isso não quer dizer que ele seja homossexual ou bissexual – e também não significa que seja exclusivamente heterossexual. Enfim, nesse caso, talvez ele esteja em algum ponto dessa gradação. 

Em vez de ficar pensando em qual classificação se enquadra, o ideal é estar bem consigo mesmo, não fazer mal, não enganar ninguém e viver a vida afetiva e sexual da maneira que se sente mais confortável e melhor. 

Além disso, é fundamental lembrar que questões de orientação sexual podem mudar ao longo da vida ou em algumas fases. Portanto, não é preciso ficar preocupado em colocar as pessoas em caixinhas. Elas não cabem nessas caixinhas, são complexas, têm possibilidades e caminhos diferentes. 

 

sexualidade gay tira dúvidas cueca

Leia também

Anitta fala sobre bissexualidade e relacionamento com mulheres


Entenda o que é sexualidade fluida, que Tico Santa Cruz assumiu ter


Gosto de ver pornô de homem, mas não sou gay; é um problema?


BBB21: Gil explica o que é ser ativo ou passivo durante sexo gay