Hoje vamos falar sobre uma doença que é mais recorrente do que se imagina, o herpes zóster. Veja alguns esclarecimentos importantes sobre a condição:
Sim, o herpes zóster é causado pelo vírus varicela zóster, o mesmo vírus responsável por causar a catapora.
Uma vez que a pessoa adquire catapora, o vírus pode ficar adormecido por toda a vida e o enfraquecimento natural do sistema imunológico, conforme envelhecemos, pode permitir a reativação do vírus da catapora, causando o herpes zóster.
Sim, segundo estudo do CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, estima-se que 99,5% dos adultos com 40 anos ou mais podem estar infectados com o vírus que causa o herpes zóster. E que 1 em cada 3 pessoas poderá desenvolver a doença em algum momento da vida.
O herpes zóster é imprevisível e a gente nunca sabe quando e quem será afetado por ele.
Depois que uma pessoa adquire catapora o vírus pode permanecer adormecido por toda a vida. Com o enfraquecimento natural do sistema imunológico, esse vírus pode ser reativado, causando herpes zóster, uma doença que provoca lesões na pele na forma de pequenas bolhas que podem ser muito dolorosas e que acompanham o trajeto de um nervo, em geral em um único lado do corpo.
As lesões são mais comuns no tórax e no abdômen, mas podem aparecer até mesmo no rosto.
Qualquer pessoa pode enfrentar a reativação do vírus, mas esse processo é mais comum em quem tem mais de 50 anos, quando acontece um declínio natural do nosso sistema imunológico.
Em geral, as lesões demoram cerca de 4 semanas para desaparecer, mas em alguns casos podem evoluir para quadros mais graves, com complicações importantes, como a neuralgia pós-herpética, caracterizada pela dor aguda nos nervos que pode persistir por anos, afetando até 30% dos pacientes com a doença.
Converse com seu médico para saber mais sobre a prevenção e o tratamento do herpes zóster.
Este conteúdo é uma parceria com a GSK Brasil.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr