Esse retrovírus está relacionado a alguns tipos de câncer e doenças autoimunes
Dr. Jairo Bouer Publicado em 22/11/2023, às 14h00
Doutor, outro dia ouvi falar de uma nova IST (infecção sexualmente transmissível) chamada HTLV. Será que eu corro o risco de pegar? Estou desesperado! Quanto tempo para fazer o exame? Noventa dias?
O HTLV é um retrovírus, um “primo” do vírus HIV, relacionado a alguns tipos de câncer e a algumas doenças autoimunes. A relação ainda não está completamente clara, nem estabelecida, mas parece haver uma ligação.
O HTLV pode ser transmitido de mãe para filho durante a gestação e na amamentação (o que chamamos de transmissão vertical) e também pode ser transmitido pela relação sexual desprotegida. Quanto maior tempo de exposição nas relações sexuais desprotegidas, maior o risco de infecção.
O tempo de janela imunológica varia de acordo com a forma de exposição e o tamanho dessa exposição, mas em geral dura de dois a três meses. Portanto, um exame de anticorpos três meses (90 dias) após a exposição daria conta de registrar essa infecção.
Existe também um teste de DNA, que, embora não seja distribuído comercialmente, detecta esse vírus mais precocemente.
Se você teve uma relação sexual desprotegida e passou a apresentar algum tipo de sintoma, como febre, gânglios e mal-estar, é sempre importante você procurar um infectologista para fazer todos os controles necessários.
Chatbot vai ajudar adolescentes diagnosticados com HIV
Sífilis: aumento de casos no Brasil reforça importância da prevenção
Cidades vivem surto de hepatite A; saiba como se proteger
Mão suja de sêmen em espinha inflamada; há risco de ISTs?