Usei uma calça muito apertada, um jeans grosso, à tarde e à noite, e no dia seguinte acordei com um desconforto e uma coceira lá embaixo. Não estou com corrimento e não tem cheiro. Já faz uns dias e está me incomodando. O que pode ser? Eu não contei para minha mãe ainda, porque ela vai associar a sexo e eu não tive relações.
Vamos tentar desfazer essas confusões. Em primeiro lugar, às vezes quando a gente usa uma roupa muito quente, muito abafada, o tempo todo, isso pode fazer com que regiões mais íntimas, como a da vulva, ou a região em volta do pênis, fique mais quente, mais úmida, e isso facilita a proliferação de micro-organismos, como fungos, que podem provocar uma micose. E, às vezes, você tem uma micose ao redor da vulva, mas não dentro da vagina, e por isso não há corrimento, ou odor desagradável, mas a infecção está por ali.
Além disso, às vezes é possível que o atrito da pele com a roupa possa levar a uma assadura, e isso também provoca dor e desconforto.
O que eu acho que você pode fazer: explicar para sua mãe que você está com um desconforto ali embaixo, em volta da vulva, após ter usado uma calça por muito tempo, e perguntar se não é melhor ir ao ginecologista, ou ao dermatologista, para dar uma olhada. Se ela perguntar se você já fez sexo você vai explicar que não fez, mas está com o incômodo mesmo assim.
@jairobouer “Calça muito apertada?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr