Por que é recomendado evitar o contato com álcool até os 18 anos?

Jairo Bouer fala sobre as motivações biológicas, psicológicas e sociais para essa limitação

Redação Publicado em 29/10/2022, às 16h00

O jovem pode estar se sentindo inseguro, ansioso e, quando bebe, tem um certo alívio, pelo menos inicial dessas dificuldades - Arte

Em mais um episódio da série Dose de Responsabilidade, Jairo Bouer colocou em pauta os principais motivos biológicos, psicológicos e sociais que justificam o adiamento do primeiro contato com a bebida por parte dos jovens.

Jairo começou falando sobre o lado biológico, explicando que o cérebro é um órgão extremamente dinâmico, com redes neuronais que envolvem os neurônios se relacionando ('sinapses'), formando circuitos, havendo assim um remodelamento durante toda a vida.

Porém, na adolescência, esse é um processo muito intenso. Um circuito desse processo é o de recompensa e prazer. Se fazemos algo prazeroso, nosso corpo fica biologicamente marcado para buscar aquela mesma experiência e ter uma recompensa, ter prazer. Se a bebida entra na vida do jovem quando a estruturação desse circuito está se estabelecendo, há maior risco de associar a bebida à busca de prazer", explicou.

Ou seja, é possível que, quando o jovem enfrente uma situação difícil ou esteja buscando conforto pode haver uma marcação biológica, uma "mensagem química", para que ele recorra ao álcool. Por isso, existe uma motivação biológica que justifica o adiamento do contato com a bebida após os 18 anos, quando esses circuitos já estão formados.

Motivação psicológica

Para Jairo, do ponto de vista psicológico, é importante levar em consideração que o jovem é inexperiente e que ainda está passando por momentos de descoberta e de autoafirmação. Disso podem surgir questões de autoestima e de adequação ao mundo e aos seus grupos, o que pode levar à busca de algum tipo de suporte dessas questões no álcool.

O jovem pode estar se sentindo inseguro, ansioso e, quando bebe, tem um certo alívio, pelo menos inicial dessas dificuldades. Assim, pode parecer mais fácil para ele se relacionar com os outros e consigo mesmo sob os efeitos do álcool.

Então fica fácil perceber os riscos dessa associação, que pode acontecer muito cedo, quando o jovem ainda é inexperiente e ainda está tateando seu contato com o mundo e com as suas relações. Então notamos também essa questão psicológica, de ele passar a depender da bebida para poder se sentir bem".

Motivação social

O jovem precisa muito do grupo para entender quem ele é no mundo no momento em que ele está se diferenciando do seu modelo familiar. Isso o ajuda a entender o que ele é nesse processo de individualização. E é aí que entra a motivação social.

Se o grupo todo bebe, ele pode se sentir pressionado a beber também para ser aceito. Então também existe essa camada social que exerce uma pressão extra sobre o jovem, ainda mais sobre os muito jovens, que ainda estão descobrindo o mundo."

"Escolha certa"

Para saber mais sobre consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos, confira o conteúdo do site https://nareal.org/. Ajude a fazer a diferença e complete o teste Na Contramão no site https://drinkdriving.drinkiq.com/. Marque seus colegas e compartilhe com amigos ou familiares.

Como parte da iniciativa do programa Na Contramão, o Instituto Diageo vai realizar o concurso “Escolha Certa”, que vai premiar as melhores frases que abordarem o tema “beber e dirigir”, direcionadas para a conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado.

Para participar do concurso, os interessados precisam assistir a todo o conteúdo do programa Na Contramão e receber o certificado de participação. Após isso, devem acessar o hotsite www.concursoescolhacerta.com.br para realizar o seu cadastro e submeter sua frase sobre o tema. As melhores frases serão premiadas com diversos prêmios que podem ser conferidos no regulamento do concurso disponível no hotsite.

Assista ao vídeo completo:

álcool jovens dose de responsabilidade

Leia também

Álcool e energético: por que é perigoso misturar?


4 motivações que levam alguém a dirigir depois de beber


O que é uso moderado ou excessivo de álcool?


10 dicas para quem quer parar de beber (ou diminuir as doses)