Redação Publicado em 15/08/2021, às 15h00
“Doutor, lavei a camisinha e vesti de novo. Não ejaculei nas duas vezes que eu usei. Será que ela corre o risco de gravidez?”
A camisinha é para ser usada uma única vez, independente se o homem ejaculou ou não. Usou? Joga fora e pega outra.
Essa história de pegar o preservativo, lavar e colocar de novo aumenta o risco de ele estourar, de acontecer uma perfuração e, consequentemente, uma possível gestação não planejada. Portanto, camisinha é para ser usada uma vez só!
@jairobouer "LAVEI A CAMISINHA E VESTI DE NOVO. TEM RISCO DE GRAVIDEZ?" 🚨#j#airobouer #d#uvida #s#aude #s#aúde
♬ som original - jairobouer
A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existe e o único que, além de prevenir a gravidez indesejada, ainda evita as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, é importante saber usá-la da forma correta para evitar acidentes.
Confira:
Além da reutilização do preservativo masculino,confira outros nove equívocos comuns na hora de usar a camisinha:
Não se esqueça que é preciso tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto ele é desenrolado sobre o pênis.
Outro detalhe importante é tirar o pênis da vagina antes que amoleça para evitar que o sêmen vaze de dentro da camisinha.
E um lembrete para quem é precavido demais: usar duas camisinhas ao mesmo tempo pode aumentar o risco de rompimentos, por isso não é recomendável. Por fim, nunca é demais lembrar que a camisinha feminina é outra alternativa para o sexo seguro.
Veja também: