Todo final de ano é a mesma coisa: as academias e os parques ficam lotados de gente tentando perder gordura ou ganhar músculos a qualquer custo. Mas boa forma se conquista aos poucos e não tem milagre.
Esses exageros podem ter algumas consequências, como por exemplo as lesões, um dos efeitos colaterais mais comuns de quem treina de forma excessiva ou sem orientação adequada.
As lesões podem ser causadas por esforço exagerado, traumas, fadiga, excesso de alongamentos, falta de aquecimento ou até desidratação.
Outra consequência é o overtraining – os exageros no treino somados à falta de descanso compõem esse quadro, que pode trazer mais do que dores e cansaço.
Os sintomas incluem, também, perda de rendimento, insônia, dificuldade de ter uma noite de descanso, dores de cabeça, perda de apetite e alterações de humor, entre outros.
Para evitar lesões e overtraining, é importante que a prática seja orientada por um profissional, de forma que haja um fortalecimento muscular adequado à atividade. Bem como respeito aos dias de descanso, a hidratação e a nutrição adequada.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr