Doutor, como o líquido pré-ejaculatório vem em pouca quantidade, sem penetração, ele morre extremamente rápido quando entra em contato com a roupa? Ou ele seca e não consegue se locomover e, consequentemente, morre?
O líquido pré-ejaculatório, como o próprio nome diz, é um líquido que sai do pênis antes da ejaculação. Ele é composto basicamente por secreções produzidas pelas glândulas uretrais. Sua função é lubrificar e pênis e facilitar a penetração.
Esse líquido, por definição, não tem espermatozoides que podem causar uma gravidez. Ou seja: é um líquido com poucas células, e não tem células reprodutivas, portanto não causa gravidez. Em geral, depois de liberado, ele acaba secando.
O risco de gravidez existe com o sêmen, o composto que é eliminado pelo pênis no momento da ejaculação, que contém espermatozoides e outros líquidos das glândulas que existem em volta da região dos testículos. Esse sêmen, dentro da vagina, é o que pode levar à gravidez.
@jairobouer “Mas tem diferença?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
No processo de saídaa, o líquido que sai do pênis antes da ejaculação pode carregar consigo alguns espermatozoides que tenham sobrado na uretra, principalmente se o homem (ou garoto) tiver se masturbado ou ejaculado algum tempo antes.
Isso significa que, durante a penetração, alguns espermatozoides que eventualmente sejam carregados pelo líquido pré-ejaculatório podem ir parar dentro da vagina da parceira. Se ela estiver no período fértil, isso já é suficiente para uma gravidez, mesmo que o risco seja menor. Por isso é que a penetração sem camisinha ou uso de outro contraceptivo é arriscado mesmo se não houver ejaculação.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr