Dúvida mostra que existe uma certa confusão entre líquido pré-ejaculatório e sêmen
Dr. Jairo Bouer Publicado em 26/09/2023, às 19h00
Doutor, como o líquido pré-ejaculatório vem em pouca quantidade, sem penetração, ele morre extremamente rápido quando entra em contato com a roupa? Ou ele seca e não consegue se locomover e, consequentemente, morre?
O líquido pré-ejaculatório, como o próprio nome diz, é um líquido que sai do pênis antes da ejaculação. Ele é composto basicamente por secreções produzidas pelas glândulas uretrais. Sua função é lubrificar e pênis e facilitar a penetração.
Esse líquido, por definição, não tem espermatozoides que podem causar uma gravidez. Ou seja: é um líquido com poucas células, e não tem células reprodutivas, portanto não causa gravidez. Em geral, depois de liberado, ele acaba secando.
O risco de gravidez existe com o sêmen, o composto que é eliminado pelo pênis no momento da ejaculação, que contém espermatozoides e outros líquidos das glândulas que existem em volta da região dos testículos. Esse sêmen, dentro da vagina, é o que pode levar à gravidez.
No processo de saídaa, o líquido que sai do pênis antes da ejaculação pode carregar consigo alguns espermatozoides que tenham sobrado na uretra, principalmente se o homem (ou garoto) tiver se masturbado ou ejaculado algum tempo antes.
Isso significa que, durante a penetração, alguns espermatozoides que eventualmente sejam carregados pelo líquido pré-ejaculatório podem ir parar dentro da vagina da parceira. Se ela estiver no período fértil, isso já é suficiente para uma gravidez, mesmo que o risco seja menor. Por isso é que a penetração sem camisinha ou uso de outro contraceptivo é arriscado mesmo se não houver ejaculação.
Dedo sujo de líquido pré-ejaculatório engravida?
"Tirar antes" nem sempre dá certo; entenda por quê
Ficamos no "rala e rola"; será que tem risco de gravidez?
Líquido pré-ejaculatório: é possível sentir quando ele vai sair?