Doutor Jairo
Assista » Dúvida

A maconha ajuda no controle da ansiedade?

Se o indivíduo começa a ter crises de pânico de repetição, seria ideal procurar ajuda especializada - iStock
Se o indivíduo começa a ter crises de pânico de repetição, seria ideal procurar ajuda especializada - iStock

Redação Publicado em 10/03/2022, às 18h00

“Doutor, sofro por causa da ansiedade e fui usuário de maconha. Não era um vício, usava porque eu gostava. Porém, teve um dia que eu fiquei muito mal depois de fumar, comecei a sentir o coração bater muito forte, acelerado, adrenalina mesmo deitado e sem estar fazendo nada. Comecei a chorar porque entrei em pânico achando que era alguma coisa muito séria. Hoje, me dá vontade de fumar de novo, só que não consigo porque acho que vai acontecer de novo. O que pode ser e o que posso fazer?”

Quando uma pessoa sofre de ansiedade, melhor do que beber ou usar maconha para tentar controlar esse sentimento, é procurar ajuda médica para contar o que está sentindo, fazer o diagnóstico correto e receber o tratamento adequado.

Esse último aspecto pode incluir terapia, técnicas de relaxamento, mudanças nas práticas diárias (atividade física e boa alimentação) e, até mesmo, alguns medicamentos. De qualquer forma, recorrer ao álcool, à maconha ou ao cigarro para controlar a ansiedade nunca é a melhor saída. 

Em relação ao coração batendo muito forte mesmo em repouso e o choro durante o uso da maconha, provavelmente foi um episódio de ataque de pânico. Um momento agudo em que a pessoa teve uma elevação da ansiedade e acabou passando mal. 

Assim, até para evitar uma nova crise e entender melhor o que está acontecendo, a recomendação é procurar ajuda de um profissional de saúde para fazer o diagnóstico e o tratamento correto.  

Confira:

Dá para controlar uma crise de pânico sozinho?

Crise de pânico é uma crise de ansiedade em que a pessoa fica muito tensa, muito ansiosa e acaba tendo uma sensação de perda de controle, podendo até mesmo achar que vai enlouquecer, infartar, passar mal ou até morrer. Todos esses sintomas acontecem pelo pico de ansiedade.

Além disso, há sintomas físicos associados, como taquicardia, sudorese, sensação de desmaio, ou seja, um mal-estar muito grande. Se o indivíduo começa a ter crises de pânico de repetição, seria ideal procurar ajuda especializada.

Na hora da crise de pânico, é possível se controlar sozinho, sim, especialmente se você já  teve experiências anteriores e sabe como identificar o que está acontecendo. Nesses casos, existem técnicas de controle de respiração, de focar em outro objeto e de tentar relaxar a musculatura, por exemplo.

Ou seja, há controles possíveis para as crises de pânico, mas isso é mais fácil quando você já descobriu o que tem e possui o suporte de um terapeuta ou psiquiatra para te explicar como fazer esse controle.

Veja também: