Doutor Jairo
Assista » Álcool

Maio amarelo: não beba se for dirigir e ajude outras pessoas

O Maio Amarelo foi criado para chamar atenção ao alto índice de mortes por acidentes de trânsito - Arte/Site Doutor Jairo
O Maio Amarelo foi criado para chamar atenção ao alto índice de mortes por acidentes de trânsito - Arte/Site Doutor Jairo

Redação Publicado em 25/05/2022, às 10h00

Você já ouviu falar no Maio Amarelo? É um movimento criado para chamar atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A gente sabe que uma das principais causas de acidentes é o consumo de bebida alcoólica, apesar de termos uma Lei Seca bastante restritiva, que, inclusive, foi validada recentemente pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Cada um de nós deve fazer parte desse compromisso, que não vale só para maio, mas para todos os dias do ano e para sempre. E isso envolve: 1º) não correr o risco de dirigir depois de ter ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica. E 2º) fazer com que amigos e pessoas próximas também não façam isso.

Dicas para se proteger

Veja algumas dicas para evitar se expor a riscos, e também proteger outras pessoas:

- Planeje-se antes de sair! Pense em como vai voltar para casa de forma segura.

- Não beba álcool se você planeja dirigir. Nem mesmo um único drinque.

O álcool diminui os nossos reflexos e a nossa percepção de tempo, e isso pode provocar acidentes, sim, por mais experiente que seja o motorista. Quanto maior a quantidade de álcool consumida, maior o risco de acidentes graves. Mas isso não significa que você pode beber um pouco e sair dirigindo.

Incentive outras pessoas

Ainda há outras mensagens importantes, que podem evitar tragédias:

- Eleja o “motorista da vez”. Quando você sai com amigos, e alguém se propõe a ficar sem beber para dar carona ao resto da turma em segurança para casa, essa pessoa precisa ser valorizada por isso.

- Seja firme com amigos ou familiares que queiram dirigir depois de beber. Faça o possível para que isso não aconteça.

Histórias e consequências reais

Por último, a gente convida você a participar de uma experiência digital, chamada Na Contramão, que inclui um pequeno questionário e a interação com histórias reais de pessoas que tiveram a vida afetada pelo problema de misturar bebida e direção. É uma iniciativa inédita que já está rodando em 16 países.

Ajude a fazer a diferença, e complete o Na Contramão no site https://drinkdriving.drinkiq.com/. Marque seus colegas, e compartilhe com amigos ou familiares.