Masturbação infantil: isso é normal?

Em live com Jairo Bouer, a sexóloga Eliany Mariussi explica a sexualidade das crianças e como lidar com isso

Redação Publicado em 14/05/2021, às 09h33

Seguidor conta que a filha de três anos se esfrega no colchão - iStock

Minha filha de três anos deita de bruços e esfrega a pepeca no colchão. Como proceder?

Jairo Bouer se juntou à sexóloga Eliany Mariussi, em live, para responder dúvidas de seguidores. Sobre a questão apresentada acima, a especialista brinca: “Que ótimo! A menina aos três aninhos já está se percebendo”.

“Enquanto ela estiver no quartinho e no colchão dela, ótimo”, continua Eliany. A sexóloga acrescenta que, nesse caso, a mãe poderia conversar com a filha e dar privacidade para a criança. “A gente tem que dar a permissão para a criança se tocar, porque aos três anos de idade, ela está se descobrindo. Quando ela toca o seu sexo, ela vai sentir um prazer na proporção corporal de uma criança de três anos. Não é o mesmo prazer que nós, adultos com o corpo formado, vamos sentir”.

Eliany também destaca que, por ser criança, logo ela vai se distrair com um brinquedo ou outras atividades e dificilmente ficará focada só em se tocar.

“É um processo muito mais fisiológico, em que a criança entra em contato com o corpo dela, mas que a partir dos cinco anos de idade isso vai se fechando. Se estiver dentro do desenvolvimento normal, outras coisas importantes vão surgindo. A partir dos seis anos, a criança começa a entrar mais em contato com o social, então essa coisa de ficar tocando o corpo já não vai acontecer em primeiro lugar, porque outras coisas vão parecer mais interessantes. Tudo tem o seu momento”.

masturbação criança masturbação infantil

Leia também

Meu filho não quer comer e se acha gordinho; o que fazer?


Meu filho tem 10 anos e já tem muitos pelos no pênis; é normal?


Quanto mais tempo de tela, maior o risco de ter compulsão alimentar


Com a pandemia, educação digital de crianças virou prioridade