Masturbação pode causar "pedra" no peito?

Quando o assunto é masturbação, existem inúmeros tabus; será que esse é mais um deles?

Redação Publicado em 13/12/2021, às 12h00

Entenda o que acontece no corpo - iStock

“Masturbação pode causar pedras nos peitos?”

Jairo Bouer diz que não. “Na verdade, esse crescimento dos mamilos, às vezes até com um tecido um pouquinho mais duro, pode acontecer pela proliferação do tecido mamário, que os meninos também têm. Tudo isso acontece por conta das mudanças hormonais que acontecem na puberdade, mas não por causa da masturbação”, explicou o médico.

Ouça a resposta completa:

Masturbação todo dia: pode ou não?

Muitas pessoas costumam perguntar se existe uma quantidade máxima de vezes que um indivíduo pode se masturbar por dia. Normalmente, costumamos dizer que não.

Confira:

O limite é o desconforto, a dor que a pessoa possa eventualmente sentir, se ela exagerar muito, ou se a frequência da masturbação estiver atrapalhando a sua rotina ou outras atividades durante o dia.

Além disso, da mesma forma como não há um máximo, também não existe um mínimo. Se o indivíduo quiser se masturbar uma vez por semana ou uma vez por mês, e se sente confortável com isso, não há nenhum problema.

É importante lembrar ainda que a frequência da masturbação pode mudar em diferentes fases da vida. Há fases em que temos mais estímulos, animação e, consequentemente, podemos ter uma vontade maior de se masturbar. E, em contrapartida, há períodos em que temos menos interesse no assunto.

Veja também:

adolescência masturbação mamilo

Leia também

Quais são os benefícios e os malefícios da masturbação?


Me imagino transando com várias pessoas; isso é normal?


Masturbação: saiba como ela afeta o cérebro


Ejaculo muito rápido na masturbação, e agora?