Leitor pergunta se a prática da masturbação interfere de alguma forma no desenvolvimento dos pelos faciais
Redação Publicado em 18/08/2021, às 17h00
“Doutor, masturbação pode diminuir o crescimento dos pelos faciais?”
A resposta é não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Assim como a masturbação não interfere no crescimento dos pelos faciais – ou de qualquer parte do corpo –, ela também não dá espinhas e não interfere no crescimento e no desempenho sexual. Todas essas questões que cercam a prática da masturbação são apenas mitos.
O que acontece é que muitos garotos ou garotas começam a se masturbar com mais frequência na puberdade – transição da infância para a adolescência –, quando as mudanças corporais têm início.
Assim, há um aumento dos níveis hormonais que, muitas vezes, levam a um desejo maior de praticar a masturbação, bem como provoca alterações nas glândulas da pele (deixando-a mais oleosa e com tendência a espinhas) e gera o crescimento da barba, por exemplo. Essas mudanças acontecem – e irão acontecer – a pessoa se masturbando ou não.
Confira:
Em geral, a masturbação não provoca nenhum grande mal. Na verdade, é uma forma saudável de as pessoas entrarem em contato com seu próprio corpo e com seu próprio prazer.
Porém, se a pessoa está se masturbando com muita frequência e isso está atrapalhando sua vida e rotina, é preciso avaliar esse hábito e repensar algumas atitudes.
Sim, não há nenhum problema com isso. Como foi dito, a masturbação é uma prática sem maiores riscos para a saúde.
Inclusive, alguns estudos mostram que a prática sexual ou masturbação um pouco antes da atividade física pode até ajudar na liberação de testosterona e, consequentemente, melhorar o desempenho no esporte ou na prática de exercícios.
Portanto, uma coisa não interfere na outra e fazer alguma atividade física logo após a masturbação não oferece perigo algum.
Eu me masturbo desde os 12 anos; posso ter algum problema no futuro?
Masturbação infantil: isso é normal?
É normal sangrar durante a masturbação?
É possível contrair HIV apenas com masturbação?