Redação Publicado em 31/08/2021, às 19h00
“Doutor, meu pênis é pequeno e bato punheta desde os 13 anos. Ainda pode crescer?”
Se o menino estiver entre 13 e 14 anos, ainda há chances e tempo para o pênis crescer, principalmente se ele não se desenvolveu completamente ainda. Porém, é importante ressaltar que o tamanho do pênis não tem nenhuma ligação com o fato de se masturbar ou não - é a genética o fator determinante.
@jairobouer "BATER PUNH&TA INTERFERE NO TAMANHO?" 😱#j#airobouer #j#airoresponde #d#icas #d#uvida #d#uvidas
♬ som original - jairobouer
O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo.
Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, com 15 ou 16 anos.
Confira:
A resposta é não!
Não existe nenhum método comprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que aumente ou engrosse o pênis. Remédios, pílulas mágicas, extensores, elásticos e bombas penianas são alguns exemplos de promessas que estão no mercado, porém, nenhuma dessas opções faz com que o pênis de fato cresça em comprimento ou diâmetro.
Infelizmente, há quem realize procedimentos sem o aval médico - e alguns deles podem ser perigosos. É o caso, por exemplo, dos enxertos de tecido gorduroso no pênis para deixá-lo mais grosso ou o uso de próteses para aumentar seu tamanho. Essas cirurgias muitas vezes trazem resultados que não atendem às expectativas e sempre envolvem riscos à saúde, como infecções e deformidades.
Veja também: