Leitor revela preocupação em pegar alguma doença já que o banheiro é de uso coletivo
Redação Publicado em 18/03/2021, às 20h00
Me masturbei no box da academia e, para me limpar, peguei restos de sabonete que estavam na saboneteira. Eu corro o risco de contrair alguma doença?
Nessa situação, o ideal e o melhor dos mundos é ter sempre em mãos o próprio sabonete, as suas roupas íntimas e a toalha. Eventualmente, pode haver algum microorganismo no sabonete sólido, na cueca, na calcinha, na toalha ou em outro item íntimo, que passa dessa superfície para a pele e, muitas vezes, para o pênis ou para a vagina.
Alguns fungos, por exemplo, podem ser adquiridos dessa forma, ou, até mesmo, alguns vírus, como o HPV. Lembrando que o papilomavírus humano (HPV) é o microorganismo causador das verrugas genitais.
Portanto, o melhor a se fazer é, por uma medida básica de higiene e saúde, não compartilhar itens de uso íntimo com ninguém, o mesmo vale para vibradores ou qualquer outro tipo de objeto pessoal.
Para a situação compartilhada pelo leitor, a sugestão é a seguinte: possivelmente, o episódio aconteceu apenas uma vez, sendo assim não oferece grandes riscos. Mas, para as próximas vezes, é recomendável:
1- Procurar um médico para saber se está tudo em ordem
2- Sempre levar o próprio sabonete para o chuveiro da academia, assim não precisará se preocupar mais com qualquer risco
"Só chego ao orgasmo com masturbação; o que acontece comigo?"
Masturbação ou sexo em excesso podem fazer mal?
HPV: um casal pode se curar ou sempre haverá reinfecção?
Qual o tempo médio de uma masturbação?