Doutor Jairo
Assista » Estatura

Ela tem 12 anos e mede 1,68; será que vai crescer mais?

É bom lembrar que ninguém depende da sua altura para ser feliz - iStock
É bom lembrar que ninguém depende da sua altura para ser feliz - iStock

Tenho 12 anos e meço 1,68. Minha mãe tem 1,58 e meu pai tem 1,66. Será que eu posso crescer mais? A minha altura é normal para minha idade? Eu sou muito encanada, muito insegura com a minha altura.

A gente tem uma regrinha geral para estimar a altura dos filhos. Você pega a média da estatura dos pais, no caso de vocês seria 1,62. Para estimar a altura da garota, você tira de 5 a 10 cm. Para estimar a altura do garoto, você soma de 5 a 10 cm.

Pela média e por essa conta, você teria aproximadamente 1,57. Mas, na verdade, você já está com 1,68, ou seja, você já está mais alta do que seu pai. Isso sinaliza para a gente que você já tem uma estatura maior do que a média da sua família.

Depois, você tem ainda 12 anos, e eu não sei quando você começou a se desenvolver até a puberdade. Se você começou a se desenvolver há mais tempo, você está parando de crescer. Se você começou há pouco tempo, ou ainda não entrou na puberdade (aquelas mudanças aceleradas que acontecem no corpo dos garotos e das garotas), você ainda pode crescer um pouco mais.

Em resumo: você já tem uma estatura maior do que a sua estimativa, de acordo com essa regrinha básica. Você ainda pode crescer um pouco mais, principalmente se você ainda não entrou na puberdade ou entrou há pouco tempo, e sim, a sua estatura é normal para a sua idade.

Lembre-se que nós temos que trabalhar nossas inseguranças de outra forma. Você não depende da sua altura para ser feliz. Esse é só mais um detalhe que faz parte do todo, que é a sua pessoa.

@jairobouer Preocupada com a altura 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento#altura♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr