Menopausa é a última menstruação da mulher que pode acontecer em algum momento entre os 45 e os 55 anos. Quem começa a menstruar mais cedo, tende a chegar à menopausa mais cedo também. Mas esta questão depende de muitos fatores.
A menopausa é resultado da falência ovariana, ou seja, a mulher nasce com um número determinado de folículos em seus ovários. Ao longo de sua vida, esses folículos vão sendo estimulados pelos hormônios, vão amadurecendo e liberando os óvulos. Em determinado momento, esse estoque ovariano se esgota.
Os sintomas que antecedem à menopausa, em uma fase conhecida como perimenopausa ou climatério, são múltiplos e variam muito em intensidade de uma mulher para outra: irregularidade menstrual, ondas de calor, ressecamento da pele e da mucosa vaginal, maior dificuldade de manter ou perder peso, insônia e fadiga, entre outras alterações, fazem parte desse momento da vida da mulher.
Essas mudanças são desencadeadas pela alterações hormonais que acontecem este período e podem impactar também a saúde emocional, levando à ansiedade, irritação, dificuldade de concentração, alterações do humor e falta de energia.
Um estilo de vida mais saudável, com atividade física regular, alimentação adequada, boa qualidade do sono e manejo do estresse podem ajudar muito. Em algumas situações, o médico pode recomendar o uso de reposição hormonal ou de nutrientes e hidratantes que atenuem algumas das dificuldades.
É muito importante evitar estigmas e tabus que cercam esse momento e buscar ajuda caso os sinais e sintomas estejam prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida. Busque sempre o apoio do seu ginecologista.
Este conteúdo é uma parceria com Nuaá.
Ver essa foto no Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr