Menopausa pode dificultar o orgasmo e diminuir o desejo sexual

A leitora quer saber se a diminuição do desejo sexual e a dificuldade de chegar ao orgasmo são normais no climatério

Redação Publicado em 19/01/2021, às 13h39

A menopausa pode ter uma série de sintomas, que variam de acordo com cada mulher - iStock

Estou com 50 anos, na fase da menopausa, e não tenho mais sentido desejo sexual como eu sentia antes, nem mesmo tenho conseguido chegar ao orgasmo. Essas coisas são normais?

O climatério, que são essas mudanças que vão acontecendo com o corpo da mulher no período que antecede a menopausa (a última menstruação), pode ter uma série de sintomas, que variam de acordo com cada mulher. 

Alguns desses sintomas têm a ver com a vida sexual. Muitas mulheres sentem uma diminuição da lubrificação vaginal, devido às alterações da mucosa do revestimento interno da vagina, o que pode tornar a relação sexual mais difícil, dolorosa ou desconfortável. 

É comum também que a mulher passe por alterações emocionais nesse período do climatério, podendo ficar mais irritada, ter dificuldades para dormir, desenvolver sintomas depressivos, labilidade (oscilações emocionais) e tudo isso pode levar a uma piora do desejo sexual.

Muitas mulheres que estão chegando na menopausa relatam que passam por essa mesma diminuição do desejo sexual e uma dificuldade de chegar ao orgasmo. Sendo assim, as recomendações são: adotar um estilo de vida mais saudável, com atividades físicas regulares e uma alimentação mais equilibrada, ingerir menos cafeína e fazer um acompanhamento com o especialista.

O ginecologista pode recomendar reposição hormonal, hidratantes vaginais, lubrificantes para a relação sexual e até mesmo trabalhar as questões emocionais desse período. Tudo isso pode ajudar a melhorar o desejo e a relação sexual.

orgasmo menopausa climatério

Leia também

Após a menopausa, sinto muita dor durante a penetração. O que fazer?


Menopausa: o que me incomoda é a secura vaginal. Como resolver?


Problemas para dormir: é menopausa ou pandemia?


Sono de qualidade pode resultar em mais sexo