Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Menstruação atrasada e enjoo: é gravidez?

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock
Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

“Doutor, meu namorado e eu tivemos relações sexuais e esse mês a minha menstruação ainda não desceu. Tenho sentido bastante enjoo, mas nada de vomitar, e a gente usou camisinha. Pode me ajudar?”

Se o casal transou e usou camisinha o tempo todo, a chance de acontecer uma gravidez é muito remota. Outras coisas podem levar à náusea que não necessariamente a gestação, como uma infecção alimentar. Além disso, muitas meninas enfrentam irregularidade menstrual.  Se continuar preocupada com essa possibilidade, a recomendação é procurar o ginecologista e, eventualmente, fazer um teste.

@jairobouer "Tô com enjoo: é gravidez?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#gravidez#gravida♬ Funk It Up - Official Sound Studio

Usar apenas camisinha é suficiente para evitar uma gestação?

A camisinha, usada regularmente desde antes da penetração e retirada logo após a ejaculação, é um método bastante eficiente de prevenção de gravidez. Caso ocorra algum acidente, há a possibilidade de utilizar a pílula do dia seguinte. Se, no futuro, o casal quiser adicionar uma camada a mais de proteção, vale o uso de um anticoncepcional. Nesse caso, o ideal é consultar um ginecologista.    

Confira:

Quais são os sinais de uma gravidez?

Muitas mulheres percebem a gestação antes mesmo de fazerem o teste, apenas observando os sinais do corpo. Confira quais são os mais comuns:

Vale lembrar que a maioria desses sintomas só começa a ser sentida entre duas a três semanas após a fecundação.

Quando fazer o teste?

Os médicos recomendam que se espere até uma semana após o atraso da menstruação para fazer um teste de gravidez. Os testes de gravidez caseiros são bastante sensíveis, por isso não há necessidade de fazer inúmeros testes. 

Veja também:

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez