Menstruação desregulada e "rala e rola": tem risco de engravidar?

Ela conta que o casal ficou só nas preliminares, mas mesmo assim está preocupada

Redação Publicado em 12/03/2023, às 16h00

Irregularidade menstrual é algo comum no início da vida sexual - iStock

Doutor, minha menstruação é bem desregulada. Meu ciclo tem 32, 33 dias e, nesse mês, ainda não desceu. Não tive uma relação sexual, só preliminares. Ele ficou "ralando" o pênis, sem ejaculação. Estou surtando com a possibilidade de uma gravidez indesejada.

Não tem como você engravidar se vocês ficaram só "ralando" o pênis na vagina e não houve penetração, nem ejaculação. E, pelo que você relata, sua menstruação é desregulada, o que significa que ela pode atrasar ou antecipar.

Acho que você não deve se preocupar com o risco de gravidez, e deve esperar um pouco mais para ver essa menstruação descer. Porém, se estiver demorando muito, e se você estiver muito preocupada, é sempre boa ideia conversar com o ginecologista.

No começo da vida menstrual, é bem comum meninas se depararem com atrasos importantes até o eixo hormonal acertar e se equilibrar. Confira outros motivos possíveis que podem levar a um atraso no ciclo:

1. Perda de peso

Uma perda significativa de peso e exercícios intensos podem fazer com que a menstruação atrase ou nem aconteça. Estar abaixo do peso ou ter uma relação de gordura corporal baixa pode alterar os níveis de hormônios reprodutivos, diminuindo-os para níveis em que a ovulação e a menstruação não ocorrem.

2. Obesidade

Assim como a redução de peso pode fazer com que a mulher perca a menstruação, o excesso de peso também pode afetar o ciclo menstrual. A obesidade e a ausência de menstruação, às vezes, podem indicar que a mulher tem uma condição médica, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Por isso, é importante que a pessoa seja corretamente diagnosticada. Assim, é possível realizar exames de sangue ou um ultrassom para examinar os ovários e ter certeza de que nenhuma condição médica subjacente está causando a perda de menstruação.

3. Síndrome do ovário policístico (SOP)

A SOP é um dos distúrbios hormonais mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva. Embora os sintomas variem, aquelas que têm SOP tendem a ter níveis hormonais anormais, o que pode causar o desenvolvimento de pequenos cistos nos ovários, acne, excesso de pelos faciais e corporais, calvície de padrão masculino e obesidade.

Menstruação irregular ou ausente também é característica comum dessa condição. As mulheres que suspeitam de SOP devem realizar uma consulta médica para avaliação. Se não for tratada adequadamente, a ausência de menstruação durante os anos férteis pode causar câncer de endométrio.

4. Anticoncepcional

Alguns tipos de anticoncepcionais, principalmente os métodos hormonais, podem fazer com que a mulher não menstrue. Normalmente, o anticoncepcional fornece uma forma de estrogênio combinada com progesterona por um determinado período de tempo, seguido por vários dias sem hormônio. A retirada desses hormônios desencadeia a menstruação.

No entanto, às vezes, esses hormônios mantêm o revestimento do útero tão fino que não há revestimento suficiente para causar a menstruação. Isso se aplica a todas as formas de anticoncepcionais, incluindo pílulas, adesivos, injeções, implantes e anéis. Na maioria dos casos, isso não é prejudicial, mas as mulheres devem buscar ajuda médica se houver dúvidas sobre seu método anticoncepcional.

Leia também

Encostei só na "entradinha"; será que tem risco de gravidez?


Remédio para ansiedade pode causar atraso menstrual?


Cólica menstrual: 5 dicas simples para aliviar o desconforto em casa


Álcool: como os hormônios femininos interferem no consumo?