Redação Publicado em 23/02/2022, às 18h00
“Doutor, meu esperma sai normal, branco para amarelado, e percebo que tem algumas partículas, como se fossem uma gelatina ou coisa assim. Venho notando isso há mais de um ano e tenho 17 anos, o que pode ser?”
A aparência do esperma está absolutamente normal. Ele tem essa coloração que pode variar do esbranquiçado ao levemente amarelado e não é sempre totalmente líquido, podendo apresentar algumas partes um pouco mais consistentes.
Tudo isso faz parte da constituição natural do esperma. O homem só precisa se preocupar se existe uma mudança muito significativa na coloração, no aspecto, no cheiro e na consistência. Quando fica muito distante do padrão, é importante procurar ajuda.
@jairobouer "ISSO É NORMAL?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer
A aparência, a coloração e a consistência do sêmen podem variar de acordo com o momento que o homem está vivendo. Ou seja, caso ele tenha se masturbado muito, provavelmente sairá uma quantidade menor de esperma na ejaculação em uma tonalidade mais clara.
Em contrapartida, se fica muito tempo sem se masturbar, o esperma pode sair mais espesso e um pouco mais amarelado. Essas variações são normais e não devem causar preocupação.
Confira:
O gosto do esperma pode estar relacionado com o tipo de alimentação, por isso, o dito popular sobre o abacaxi deixar o esperma mais doce tem um fundo de verdade.
Por exemplo: alimentos muito condimentados, como alho, cebola ou pimenta podem, de alguma forma, interferir no cheiro e no gosto de qualquer uma das secreções, como saliva, suor e também esperma.
Vale ressaltar que são variações muito sutis, ou seja, aquele gosto e cheiro típicos do esperma permanecem independente do que a pessoa come.
Veja também: